As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Two Sides e O Papel juntas na valorização do papel, cartão e papelão

Two Sides inicia nesta edição da revista “O Papel” sua coluna bimestral com o objetivo de combater a desinformação sobre o uso do papel, cartão e papelão como meios impressos em veículos de comunicação e armazenamento de produtos em embalagens de diversos formatos e funcionalidades. Nesta coluna, detalharemos as diversas ações e projetos que a Two Sides vem desenvolvendo, resultando em consumidores mais bem informados.

Notícia continua após o anúncio

Estamos mostrando a milhões de pessoas como a cadeia produtiva da celulose, papel, cartão e papelão, ao contrário do que a maioria acredita, está muito alinhada com a economia verde e comprometida com a sustentabilidade. Começamos este nosso primeiro artigo reforçando o papel desta organização mundial, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 com o objetivo de combater os muitos mitos ambientais que colocam o papel, o cartão e o papelão como vilões do meio ambiente.

Esse esforço está agora em mais de 20 países, tendo começado no Brasil em 2014, com o apoio de 42 entidades do setor de celulose, papel, comunicação impressa e embalagens. O mais comum desses mitos é o de que a extração da celulose seria feita a partir da exploração irresponsável de florestas nativas, sendo uma causa de desmatamento. Mas há muitos outros, como o de que o cultivo de árvores, principalmente o eucalipto, desertifica os solos, ou que pressiona a fronteira agrícola disputando terras com outras culturas.

A questão do uso da água tanto na plantação das árvores quanto na fase industrial também suscita muitas afirmações enganosas e tantas outras inverdades. Muitas organizações fazem apelos aos consumidores para que deixem de usar papel, substituindo-o por outras formas de comunicação ou de embalagem, com base nessas alegações infundadas. Two Sides combate fortemente esse tipo de propaganda enganosa (greenwashing) contra os principais produtos da celulose. Sobre isso, vamos tratar mais detalhadamente em um próximo artigo.

Além de combater esse tipo de desinformação e esclarecer como de fato opera a cadeia de celulose e papel quanto às questões de sustentabilidade, Two Sides vem se dedicando a mostrar como papel, cartão e papelão podem ser importantes aliados do meio ambiente, desde que usados de forma consciente, e muito eficazes para os fins a que se destinam. Procuramos também informar o quanto o setor de celulose e papel vem contribuindo para a agenda ESG, destacando a sua importância no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Nossa comunicação se desdobra em duas frentes: uma voltada para o público profissional em todos os segmentos, visando principalmente os decisores em organizações públicas e privadas; e outra que busca o público em geral e, sob a marca “Love Paper”, vem alcançando as famílias e os educadores. Nossas campanhas, aferidas com precisão, já ultrapassam os 60 milhões de impactos anualmente.

Os bons resultados que Two Sides vem alcançando devem-se à cooperação de nossos membros patrocinadores, colaboradores e institucionais. Encerramos o ano de 2023 com mais de 600 membros em escala global, sendo 161 no Brasil e na América Hispânica. E esperamos contar com o apoio da sua empresa também nesta iniciativa mundialmente valiosa para o nosso setor! Junte-se a nós, conhecendo nossas ações pelo nosso site informado abaixo.

https://www.twosides.org.br

Últimas Notícias

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

CMPC mantém plano bilionário e lidera esforços de reconstrução no Rio Grande do Sul

A CMPC reforça compromisso com a região e destaca ações de solidariedade e apoio às comunidades afetadas com o evento climático extremo que assolou a região

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades