As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Universidade Setorial ABTCP: em lançamento oficial, ABTCPFlix é um dos destaques

ABTCP comemora aniversário e anuncia benefício exclusivo para seus associados, incentivando a capacitação profissional

Hoje, 16 de janeiro, mesmo dia em que a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) comemora seus 57 anos, a entidade realizou o lançamento oficial da Universidade Setorial, portal que reúne um portfólio exclusivo voltado à capacitação profissional, com destaque para o ABTCPFlix, uma plataforma educacional completa de conteúdos por assinatura para o setor de celulose e papel.

Notícia continua após o anúncio

Com investimentos do setor de árvores plantadas projetados em aproximadamente R$ 62 bilhões nos próximos anos, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o montante abrange não apenas novos players, mas a manutenção e revitalização de fábricas existentes e, especialmente, o desenvolvimento humano. Somente em 2022, o setor gerou 2,6 milhões de empregos diretos e indiretos.

“Portanto, capacitar pessoas é uma necessidade intrínseca a projetos de grande escala, como os relacionados ao setor de celulose e papel. Motivados por esse desafio, a ABTCP criou a Universidade Setorial a fim de atender à demanda do setor por esses profissionais preparados para atuar em um mercado em constante expansão da forma mais abrangente possível”, disse Viviane Nunes, head de Educação, responsável pela iniciativa e o Congresso da ABTCP, durante live de lançamento.

Nesse sentido, a Universidade Setorial oferece cursos e treinamentos online, híbridos e presenciais a todo o território nacional, com foco em normas regulamentadoras, treinamentos técnicos e aulas magnas com especialistas do setor, além de seminários, workshops e pós-graduação. Todos esses com emissão de certificado.

Na prática, Viviane demonstrou que a Universidade Setorial, funciona como uma smart store, onde alguns dos produtos como, por exemplo, cursos presenciais, podem ser adquiridos individualmente, além de oferecer um espaço exclusivo para streaming de conteúdos, o ABTCPFlix.

Saiba mais sobre o ABTCPFlix

“O ABTCPFlix é uma área exclusiva com variadas opções que podem ser acessadas por meio de assinatura, incluindo atualmente mais de 300 vídeos, 17 cursos, webinars, 200 trilhas de aprendizados, dicas de leitura e artigos técnicos. A área será alimentada mensalmente com novos materiais, incluindo acervo técnico, podcast, entre outros”, apresentou a executiva.

Outro anúncio relevante é que o ABTCPFlix será gratuito a todos os associados pessoas físicas da associação durante o ano de 2024. “A partir de amanhã, 17 de janeiro, os membros receberão um voucher de acesso. Além disso, as mensalidades para os demais interessados contam com um valor acessível, a partir de 15 reais mensais para estudantes, por exemplo”, destacou.

Na ocasião, também tiveram a palavra comemorando o lançamento, os executivos que atuaram no projeto como membros do Conselho Executivo da Associação, sendo grandes entusiastas do projeto. “A ABTCP sempre realizou um bom trabalho, mas precisávamos ampliar e tornar essa formação mais acessível nessa era digital, inclusive, para acompanhar o que está acontecendo nas nossas fábricas. Com os investimentos que estão acontecendo, temos buscado muita mão de obra nova que precisa ser trabalhada e a Universidade Setorial contribui para esse objetivo”, enfatizou Francisco Razzolini, diretor de inovação da Klabin e ex-presidente do Conselho Executivo da ABTCP. 

Já Fernando Bertolucci, diretor executivo de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia da Suzano, afirmou que trata-se de uma contribuição transformacional e não apenas incremental, pois o setor não evolui apenas em tamanho, mas cada vez mais em tecnologia, em inovação, em automação das fábricas, etc. “Então, nós precisamos de mão de obra especializada, de colaboradores com outro mindset para fazer esse setor ir além de tudo aquilo que nós já fizemos até aqui e quando a gente fala de conhecimento, talvez seja um dos únicos atributos que, quanto mais a gente divide, mais ele se multiplica”, disse.

“Em nossos aniversários geralmente nós ganhamos presentes, mas hoje quem está presenteando o setor com esse lançamento é o próprio aniversariante”, acrescentou Bertolucci.

Ari Medeiros, diretor de operações industriais da Veracel e atual presidente do Congresso da ABTCP, também convidado a dar seu depoimento, destacou o papel da associação. “Nós somos um dos maiores setores industriais do país. Crescemos e evoluímos mais a cada ano e a ABTCP é o nosso suporte técnico. Então a formação de mão de obra que a Universidade Setorial vai proporcionar é fantástica”, celebrou.

O projeto da Universidade Setorial

Para dar suporte ao projeto da Universidade Setorial, que é dividido em três fases, disse Viviane Nunes, existe um grupo de profissionais especializados, como a Lúnica, que atuou no planejamento estratégico, e o apoio de importantes instituições. Entre elas: a Ibá, IPEF, Esalq/USP, Senai, Pecege, UFRRJ e UFV. 

“Temos um comitê de Gente e Gestão, que é formado por especialistas da área de RH, pedagogia, psicologia, que nos ajudam a montar os treinamentos, e o comitê técnico, que é formado por especialistas em celulose, papel, meio ambiente, recuperação e energia, além de professores e  consultores fundamentais para a execução das atividades”, detalhou Viviane.

Elidio Frias, head de Marketing Estratégico na ABTCP, também comemorou o lançamento, relembrando a idealização do projeto internamente, com apoio de parceiros estratégicos. Frias foi um dos responsáveis por capitanear recursos junto às empresas investidoras e lembrou que essas empresas ao serem contatadas prontamente apoiaram a ideia, pois realmente acreditam na educação como investimento. 

Atualmente, a Universidade Setorial conta com mais de 40 empresas investidoras. 

Leia aqui a entrevista com Viviane Nunes sobre a Universidade Setorial

Leia mais: Universidade Setorial ABTCP: em lançamento oficial, ABTCPFlix é um dos destaques Cursos e Eventos – Universidade Setorial ABTCP 2024 – Newspulpaper: Notícias sobre Celulose e Papel: Universidade Setorial ABTCP: em lançamento oficial, ABTCPFlix é um dos destaques

Últimas Notícias

Quem é a Lenzing? Como ela impulsionará a participação da Suzano no mercado de fibras têxteis?

Suzano expande no mercado de celulose têxtil com aquisição de 15% da Lenzing e nova unidade de produção da Woodspin para fibras sustentáveis

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades