No dia 2 de abril, a Universidade Setorial ABTCP promoveu, em parceria com o SENAI de Araguari (MG), um Encontro de Estudantes com o objetivo de aproximar futuros profissionais do setor de celulose e papel.
Participaram do evento Viviane Nunes, head de Educação da Universidade Setorial ABTCP; Elidio Frias, head de Marketing da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel; e Wallace Roberto, da área de Relacionamento da Associação. Durante a programação foram debatidos temas relacionados ao cenário da indústria, incluindo mercado de trabalho, oportunidades de carreira e incentivos profissionais. Nesse contexto, foi apresentada a Universidade Setorial, plataforma de educação e capacitação da entidade, bem como seu Programa de Preparação de Gestores de Celulose e Papel (PPGCP), que visa preparar novos talentos para o setor.
O encontro também foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem mais sobre a ABTCP, sua história, seu papel no setor, os benefícios para associados, bem como os produtos editoriais mantidos pela associação como a Revista O Papel e o portal de notícias Newspulpaper.
O professor Alexandre Oliveira, do SENAI de Araguari, que intermediou o Encontro de Estudantes, avaliou o evento como um grande sucesso, destacando a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos alunos. “Foi fantástico. A participação, tanto da ABTCP, como da nossa equipe do SENAI, todo mundo esteve mobilizado para fazer dar certo, com o intuito de agregar ao processo de formação e conhecimento dos alunos dos cursos técnicos aqui da unidade”, afirmou.



Ele também destacou o grande interesse dos alunos pelo setor de celulose, impulsionado pela presença da LD Celulose na região. Segundo Oliveira, os estudantes demonstraram curiosidade sobre o funcionamento das indústrias, as oportunidades de carreira, os mitos do setor florestal e o processo de produção da celulose.
Para o professor, os temas mais relevantes abordados foram as experiências de mercado, as possibilidades de qualificação técnica oferecidas pela ABTCP e o fácil acesso às plataformas de conteúdo. Ele também reforçou que o SENAI de Araguari está sempre de portas abertas para futuras parcerias e iniciativas de desenvolvimento profissional.
“O incentivo é constante para que os alunos busquem sempre mais capacitação. A gente acredita que, mesmo se dedicando a vida inteira aos estudos, ainda é pouco diante do que o mercado exige para alcançar a excelência”, destacou o professor Alexandre Oliveira.
Sobre o evento, ele reforçou um recado direto aos alunos: “Espero que eles se engajem, que guardem o que foi falado e levem isso adiante, aproveitando tudo o que foi colocado à disposição pela ABTCP e pelos profissionais da área de celulose e papel que estiveram aqui com a gente.”
Como benefício especial aos participantes, todos os estudantes presentes receberam acesso gratuito por um mês à plataforma ABTCPFlix, um ambiente exclusivo de conteúdos de capacitação técnica voltado ao setor.
Colaborou nesta matéria Izaque Vieira (ABTCP).
LEIA TAMBÉM:
Rede de Inovação ABTCP promove encontro dedicado a novos projetos
1° Workshop da UFRRJ com o setor de celulose e papel e seus fornecedores