As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Waste Brasil Propõe Discussão Sobre Resíduos Sólidos e Reciclagem

A 7ª edição da Waste Expo Brasil, maior evento da América Latina sobre resíduos sólidos e reciclagem, aconteceu em outubro, no Expo Center Norte, na capital paulista, e atraiu mais de 32 mil visitantes nos seus três dias, em meio a mais de 50 expositores nacionais e internacionais. O evento aconteceu em parceria com a FENASAN AESabesp (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e contou com 150 expositores e 250 marcas expostas.

Notícia continua após o anúncio

Os visitantes puderam ter contato com uma ampla gama de soluções e tecnologias destinadas à gestão integrada dos resíduos sólidos. Além dos expositores, a exposição ofereceu um fórum de discussões e debates, com 14 painéis técnicos, com temas como processos de reciclagem, mudanças climáticas, gestão de resíduos, economia circular, logística reversa e outras questões ambientais relevantes e atuais.

O Newspulpaper entrevistou Luciana Figueras, diretora de Relações Institucionais e Governamentais na Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (CONATREC), consultora na pauta Clima e Mercado de Carbono no Instituto Giro e Coordenadora do Eixo Economia Circular no Plano de Transição Ecológica do Governo Federal, pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente e curadora de um dos painéis, o painel 1, que ressaltou o debate da pauta climática e sua interface com a infraestrutura urbana.

“O cenário de crise climática instalado no mundo irá demandar ações urgentes de adaptação e mitigação climática com foco na demanda das infraestruturas urbanas nacionais”, afirma Figueras.

Todos os painéis reuniram profissionais, técnicos, especialistas brasileiros e estrangeiros, gestores públicos e privados, profissionais de diversos segmentos da indústria, legisladores e representantes do Ministério Público. Os visitantes tiveram, assim, uma ampla visão da indústria de resíduos sólidos.

Jesus Noberto Gomes, CEO da Waste Expo Brasil, afirmou que o evento fortaleceu ainda mais o pioneirismo e liderança da indústria dos resíduos sólidos, da coleta ao destino ambientalmente adequado, passando pelos diferentes processos da reciclagem, na geração de energia sustentável através dos resíduos, na limpeza pública e no saneamento urbano na América Latina. E já projeta o próximo ano: “estamos prontos para ultrapassar fronteiras e elevar ainda mais o nível deste evento, que se destaca como o mais importante ponto de encontro da indústria e fonte de inovação e tecnologias nos setores ambientais e de energias.”

A edição de 2024 já tem data marcada. Será realizada de 1 a 3 de outubro de 2024.

Últimas Notícias

Metsä Group estuda a construção de fábrica para embalagens

Metsä Group inicia projeto para fábrica de embalagens Muoto™, alternativas sustentáveis ao plástico. Os produtos Muoto™ são bioprodutos renováveis e recicláveis

União Europeia aprova a fusão entre a Smurfit Kappa e a WestRock

Fusão entre Smurfit Kappa e WestRock é aprovada pela UE devido à sua posição limitada no mercado. Decisão tomada sob procedimento simplificado.

Maior volume, menor custo: já pensou em comprar suas bebidas em embalagens de papel?

Mercado de embalagens cresce com busca por alternativas sustentáveis. Bag in Box se destaca em bebidas como vinho e whisky, gerando economia e sustentabilidade

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades