Nesses mais de 25 anos de consultoria, tenho estudado o comportamento de mercados dos mais diversos segmentos da indústria, comércio e serviços ao redor do mundo. A coluna Estratégia & Gestão deste mês faz um resumo do comportamento do mercado mundial dos segmentos mais importantes do Setor de Celulose e Papel. Iniciamos nossa análise pelo mercado de Celulose.
A Figura 1 mostra que, atualmente, cerca de 35% da produção mundial é orientada para venda fora do país onde ocorreu a produção. Além disso, este cenário vem crescendo gradualmente nos últimos anos, confirmando a tendência de fechamento de diversas fábricas “antigas” e menos produtivas nos países do hemisfério norte, simultaneamente à instalação e ampliação de capacidade produtiva em países do hemisfério sul.
Na mesma figura, também temos que a produção industrial vem crescendo de modo sustentado no período (média de 1,6% a.a.). Por outro lado, os preços vêm demonstrando um rally interessante, enfrentando retrações e expansões em razão de motivos múltiplos. Na média, eles aumentaram anualmente 2,1%, em termos nominais, em dólar.
A Figura 2 resume o comportamento do mercado mundial de Papéis Gráficos. O destino da produção permaneceu estável no horizonte de análise, onde pouco mais de 40% da produção mundial é enviada para o comércio internacional. A produção mundial vem retraindo sistematicamente e em ritmo forte (média de 4,5% a.a.). Paralelamente, os preços tiveram um crescimento significativo a partir de 2021. Considerando o período, o aumento anual é da ordem de 2,7% (termos nominais, em dólar). Dos segmentos estudados, este é o que mostra maior elasticidade dos preços, muito em razão da retração de produção ocorrida no mesmo período.
O comportamento do mercado mundial de Papel e Papelão está disponível na Figura 3. Nos últimos dez anos, quase 75% da produção mundial vem sendo consumida internamente no mesmo país onde ocorre a produção industrial, o que mostra que este segmento é fortemente orientado e dependente da economia nacional. Em termos mundiais, a produção deste segmento cresceu muito pouco no período selecionado: aproximadamente 1% ao ano.
Os preços médios do mercado internacional estiveram desfavoráveis até 2021, momento em que o mercado mostrou reação. No acumulado do período, o crescimento médio é de 1,5% a.a. (nominal em dólar).
O último segmento industrial avaliado é o de Embalagens de Papel e Papelão, conforme evolução apresentada na Figura 4. Aqui também o mercado interno é muito representativo (destino para aproximadamente 75% da produção mundial total), embora venha demonstrando, de modo gradual, pequena perda de importância nos últimos anos. Com relação à produção mundial, temos um crescimento regular anual na casa de 2,5%. Os preços vêm aumentando no ritmo médio de 1,2% a.a. (em termos nominais, em dólar), embora tenham sofrido retração até 2020/2021.