A MD Papéis, fabricante de papelcartão do Grupo Formitex localizada em Limeira (SP), conquistou um importante marco em sua jornada em prol da produção sustentável de papelcartão. A empresa alcançou o percentual de 66,6% de uso de material reciclado para a produção bruta de papelcartão.
No decorrer do ano passado, foram fabricadas 37 mil toneladas de papelcartão pela MD Papéis, a partir de 30 mil toneladas de fibras de celulose como matéria-prima. Do total de fibras utilizadas, 20 mil toneladas (66,6%) são provenientes do uso de aparas de papel recicladas pré e pós-consumo e 10 mil toneladas (33%) correspondem às fibras virgens de celulose, o que ratifica a economia circular e a preservação dos recursos naturais como filosofias corporativas dentro da empresa.
Além disso, a empresa também é engajada com a economia circular através da gestão responsável dos resíduos resultantes da produção de papelcartão. Todo o volume resultante do processo produtivo, incluindo os resíduos removidos das aparas de papéis, é destinado a coprocessamento. Em 2023, por exemplo, 1.435 toneladas de resíduos foram reprocessadas e transformadas em energia renovável, em forma de combustível destinado a fornos de indústrias de cimento.
Fonte: MD Papéis