As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

MD Papéis utiliza 66% de material reciclado em sua produção de papelcartão, em 2023

O volume total de resíduos resultante do processo de fabricação do papelcartão também é completamente reprocessado, servindo de combustível destinado a fornos de indústrias de cimento

A MD Papéis, fabricante de papelcartão do Grupo Formitex localizada em Limeira (SP), conquistou um importante marco em sua jornada em prol da produção sustentável de papelcartão. A empresa alcançou o percentual de 66,6% de uso de material reciclado para a produção bruta de papelcartão.

Notícia continua após o anúncio

No decorrer do ano passado, foram fabricadas 37 mil toneladas de papelcartão pela MD Papéis, a partir de 30 mil toneladas de fibras de celulose como matéria-prima. Do total de fibras utilizadas, 20 mil toneladas (66,6%) são provenientes do uso de aparas de papel recicladas pré e pós-consumo e 10 mil toneladas (33%) correspondem às fibras virgens de celulose, o que ratifica a economia circular e a preservação dos recursos naturais como filosofias corporativas dentro da empresa.

Aldinir Nascimento, diretor de Operações da MD Papéis, compartilhou sua satisfação com este novo marco ambiental da empresa. “Estamos extremamente orgulhosos do progresso que alcançamos em nossa busca por práticas sustentáveis. O uso significativo de material reciclado em nossa produção é resultado do nosso esforço contínuo de minimizar o impacto ambiental de nossas operações”, salienta.

Além disso, a empresa também é engajada com a economia circular através da gestão responsável dos resíduos resultantes da produção de papelcartão. Todo o volume resultante do processo produtivo, incluindo os resíduos removidos das aparas de papéis, é destinado a coprocessamento. Em 2023, por exemplo, 1.435 toneladas de resíduos foram reprocessadas e transformadas em energia renovável, em forma de combustível destinado a fornos de indústrias de cimento.

Para o diretor de Operações da MD Papéis, essa abordagem para a gestão de resíduos da empresa também é exemplo do empenho em encontrar soluções ambientalmente responsáveis. “Transformar resíduos em energia não apenas reduz nosso impacto ambiental, como também contribui para a transição a uma economia de baixo carbono”, afirma Nascimento.

Fonte: MD Papéis

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades