As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Papel: vilão ou aliado do meio ambiente?

Por Paper Excellence - o papel como uma solução sustentável, renovável e reciclável

Um dos temas mais recorrentes, em tempos de discussões sobre sustentabilidade, tem sido o impacto ambiental dos materiais que consumimos. O papel, muitas vezes apontado como um dos vilões, pode, na verdade, ser um grande aliado do meio ambiente, especialmente quando comparado a materiais como o plástico.

Notícia continua após o anúncio

De acordo com a Environmental Paper Network (EPN) – coalizão global de organizações ambientais que trabalham juntas para promover mudanças na indústria de papel e celulose -, o ciclo de vida do papel mostra que ele é um recurso renovável, biodegradável e reciclável. Quando produzido de forma responsável, a partir de florestas cultivadas de maneira sustentável, o papel tem um impacto ambiental significativamente menor do que materiais como plástico, que pode levar séculos para se decompor e acumula-se nos oceanos, afetando a vida marinha.

Segundo a Paper Excellence, uma das maiores produtoras de papel e celulose do mundo, o papel pode ser reciclado até sete vezes, dependendo do uso. Isso o torna uma solução eficiente para a economia circular. 

Além disso, o papel proveniente de árvores que crescem em florestas plantadas de forma responsável, absorve dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera, ajudando a ‘limpar’ o ar e reduzir a quantidade de gases de efeito estufa no planeta.

“A preocupação com o meio ambiente está no centro de tudo o que fazemos na Paper Excellence. Trabalhamos para garantir que o papel seja produzido de forma sustentável, promovendo práticas de manejo florestal que respeitam a biodiversidade e asseguram o uso responsável dos recursos naturais. Queremos entregar um futuro melhor para os brasileiros e para o planeta,” afirma Claudio Cotrim, CEO da Paper Excellence Brasil.

Compromisso com a sustentabilidade

A Paper Excellence possui dados que comprovam sua atuação sustentável:

  • 100% da matéria-prima utilizada na produção de papel e celulose provém de florestas plantadas e certificadas, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente, como o FSC® (Forest Stewardship Council).
  • 80% do consumo de energia é proveniente de fontes renováveis.
  • Atuação ativa na preservação de florestas nativas e na redução das emissões de CO₂, contribuindo para a proteção dos habitats naturais de fauna e flora.

“A sustentabilidade não é apenas uma palavra para nós, mas uma prática diária. Nosso objetivo é mostrar que o papel pode ser um grande aliado na construção de um mundo mais responsável e equilibrado,” complementa Cotrim.

Leia também> Claudio Cotrim fala sobre a sua nomeação para gestão da empresa no Brasil

Comparação com o plástico

Enquanto o papel pode se decompor em cerca de 6 meses, dependendo das condições, o plástico demora mais de 400 anos para desaparecer do meio ambiente. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apenas 9% do plástico produzido globalmente é reciclado, enquanto o restante acaba em aterros sanitários, incineradores ou no meio ambiente.

Ao optar por papel de origem sustentável, é possível reduzir significativamente os impactos ambientais, fortalecendo práticas que respeitam o meio ambiente e geram benefícios para todos.

Texto por Paper Excellence

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas