As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Parede Múltipla

A Parede Múltipla (PM) era uma estrutura de papelão ondulado composta por várias capas e miolos intercalados. Atualmente, essa estrutura não é mais fabricada de forma convencional devido à sua complexidade e baixa eficiência.

A Parede Múltipla (PM), conforme definição do Glossário da Associação, é uma estrutura formada por cinco ou mais elementos planos (capas) colados a quatro ou mais elementos ondulados (miolos), intercalados. No artigo anterior, já fizemos comentários a respeito dessa estrutura de papelão ondulado e queremos complementar com mais informações sobre a fabricação e utilização.

Notícia continua após o anúncio

Como mencionado no artigo anterior, a fabricação do material envolvia certa movimentação manual em um determinado momento do processo, sobrepondo chapas de face simples, com cola aplicada no topo das ondas, sobre uma chapa de parede simples até atingir a espessura especificada (desejada). Não havia muita precisão nesse processo e quanto às espessuras a serem fabricadas, praticamente não havia especificações preestabelecidas; o projetista especificava o que ele precisava para o projeto em estudo e indicava o material como PM/espessura (a espessura era indicada em mm). Assim, a especificação poderia ser indicada como PM/25, sendo 25 mm a espessura a ser fabricada. (Para aplicação do adesivo no topo das ondas, havia uma coladeira especial, alimentada manualmente).

Leia mais no pdf

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas