As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Uma dose de reflexão e um quiz para acompanhar

Globalmente reconhecido como referência no manejo sustentável e por seus altos índices de produtividade, o setor de árvores cultivadas brasileiro atua em uma lógica integradora, sistêmica e circular. O setor planta, colhe e replanta árvores para fins industriais em 9,94 milhões de hectares. São impressionantes 1,8 milhão de árvores plantadas por dia, que removem carbono da atmosfera ao longo de seu crescimento.

Notícia continua após o anúncio

*Por Cindy Correa e Daniel Pompeu/ Gerente de Comunicação da IBÁ e Analista de Comunicação da IBÁ

Além disso, o setor conserva outros 6,73 milhões de hectares de área nativa, uma extensão maior que o Estado do Rio de Janeiro. Entre áreas plantadas e conservadas, 4,8 milhões de toneladas de CO2 equivalente são estocados, contribuindo de forma considerável com a mitigação da crise do clima.

Quem acompanha o setor de perto sabe que sobram números, índices, certificações e projetos que atestam seu alto compromisso com o meio ambiente e as pessoas. O que pode soar como um discurso ufanista a alguns, é muito bem fundamentado em fatos e no testemunho de todos nós que conhecemos a realidade do setor de árvores cultivadas e as transformações pela qual vem passando e compartilhando nos últimos anos.

Mas como, de fato, transmitir essa mensagem àqueles a nossa volta que não conhecem com profundidade o setor? Ou em termos mais dialógicos: como comunicar-se efetivamente com o público sobre o setor de árvores cultivadas?

Estas são importantes perguntas, cuja intenção aqui não reside em uma resposta per se, mas no estímulo a um exercício permanente de reflexão sobre um setor que é incontestável exemplo de inovação, bons resultados econômicos e preservação ambiental, mas que batalha para consolidar uma comunicação eficaz, que envolva verdadeiramente as pessoas e tenha impacto duradouro em sua percepção sobre esta agroindústria.

Cabe a nós, com acumulada experiência nas empresas e associações, levar adiante – e de forma criativa e positiva – as mensagens institucionais de um setor que é propositivo quando se trata de algumas das maiores preocupações da humanidade.

Se buscamos travessia esperançosa em direção ao futuro, o setor pode oferecer valiosas lições ao Brasil e ao mundo. Esta é uma posição de grande responsabilidade – e há que se cultivar uma comunicação setorial à altura.

Tomando como lição de Maquiavel que a melhor defesa é o ataque, uma robusta estratégia de comunicação também passa por uma argumentação capaz de desconstruir falácias antes que tenham a chance de se sedimentar no debate público.

Como não poderia ser diferente, preparamos um quiz para exercitar nossas respostas frente a afirmações baseadas em desinformação. Vamos lá? (…) Continua

Confira o texto na íntegra no PDF


Últimas Notícias

Relatório anual da Ibá 2024 confirma setor como potência econômica ambiental e social do Brasil

Às vésperas do Dia da Árvore, entidade divulga levantamento que mostra importância das árvores cultivadas para o combate às mudanças climáticas

Suzano e CI se unem para promover a restauração e conservação de biomas brasileiros

Suzano e CI irão somar esforços para alavancar a conservação de biodiversidade, a restauração de ecossistemas, entre outros

Decreto garante depreciação acelerada para máquinas e reduz tributos para o setor de árvores cultivadas

O setor de árvores cultivadas foi contemplado com a maior quota de depreciação, distribuídos entre os fabricantes de produtos de madeira, celulose e papel

Branded Contents

Himasa inova no mercado com lançamento de nova linha de papel kraft monolúcido

A Himasa destaca com orgulho sua parceria estratégica com a Siderquímica, fornecedora de produtos químicos essenciais para a produção do novo papel

Dorf Ketal apresenta inovação em evaporação de licor negro

O processo de evaporação visa aumentar o teor de sólidos do licor negro de 15-17% para 75-80%, permitindo sua queima eficaz nas caldeiras de recuperação

Destaques Tecnológicos – Julho

Destaques tecnológicos do setor: Solenis e Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas