As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

     

    Uma dose de reflexão e um quiz para acompanhar

    Globalmente reconhecido como referência no manejo sustentável e por seus altos índices de produtividade, o setor de árvores cultivadas brasileiro atua em uma lógica integradora, sistêmica e circular. O setor planta, colhe e replanta árvores para fins industriais em 9,94 milhões de hectares. São impressionantes 1,8 milhão de árvores plantadas por dia, que removem carbono da atmosfera ao longo de seu crescimento.

    Notícia continua após o anúncio

    *Por Cindy Correa e Daniel Pompeu/ Gerente de Comunicação da IBÁ e Analista de Comunicação da IBÁ

    Além disso, o setor conserva outros 6,73 milhões de hectares de área nativa, uma extensão maior que o Estado do Rio de Janeiro. Entre áreas plantadas e conservadas, 4,8 milhões de toneladas de CO2 equivalente são estocados, contribuindo de forma considerável com a mitigação da crise do clima.

    Quem acompanha o setor de perto sabe que sobram números, índices, certificações e projetos que atestam seu alto compromisso com o meio ambiente e as pessoas. O que pode soar como um discurso ufanista a alguns, é muito bem fundamentado em fatos e no testemunho de todos nós que conhecemos a realidade do setor de árvores cultivadas e as transformações pela qual vem passando e compartilhando nos últimos anos.

    Mas como, de fato, transmitir essa mensagem àqueles a nossa volta que não conhecem com profundidade o setor? Ou em termos mais dialógicos: como comunicar-se efetivamente com o público sobre o setor de árvores cultivadas?

    Estas são importantes perguntas, cuja intenção aqui não reside em uma resposta per se, mas no estímulo a um exercício permanente de reflexão sobre um setor que é incontestável exemplo de inovação, bons resultados econômicos e preservação ambiental, mas que batalha para consolidar uma comunicação eficaz, que envolva verdadeiramente as pessoas e tenha impacto duradouro em sua percepção sobre esta agroindústria.

    Cabe a nós, com acumulada experiência nas empresas e associações, levar adiante – e de forma criativa e positiva – as mensagens institucionais de um setor que é propositivo quando se trata de algumas das maiores preocupações da humanidade.

    Se buscamos travessia esperançosa em direção ao futuro, o setor pode oferecer valiosas lições ao Brasil e ao mundo. Esta é uma posição de grande responsabilidade – e há que se cultivar uma comunicação setorial à altura.

    Tomando como lição de Maquiavel que a melhor defesa é o ataque, uma robusta estratégia de comunicação também passa por uma argumentação capaz de desconstruir falácias antes que tenham a chance de se sedimentar no debate público.

    Como não poderia ser diferente, preparamos um quiz para exercitar nossas respostas frente a afirmações baseadas em desinformação. Vamos lá? (…) Continua

    Confira o texto na íntegra no PDF


    Últimas Notícias

    Suzano anuncia novo CEO em substituição a Walter Schalka, a partir de julho

    O Conselho de Administração da Suzano elegeu João Alberto Fernandez de Abreu, diretor presidente da Rumo como futuro CEO da companhia. O atual CEO...

    Veracel atinge novo recorde de redução no uso de água

    A Veracel alcançou, em 2023, o menor índice médio anual de uso específico de água da história de suas operações

    CMPC lidera ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global 

    Na avaliação geral do ranking S&P Global Sustainability Yearbook, a CMPC ficou posicionada entre as 1% melhores colocadas. Na categoria Papel e Produtos Florestais superou as outras 38 companhias do setor.

    Branded Contents

    Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

    Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

    Wana transformando inovação em solução

    A WANA é uma empresa 100% nacional com mais de 20 anos de atuação, especialista na produção de aditivos químicos poliméricos para diversos mercados,...

    Valmet e Suzano investem em inovação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria

    Suzano e Valmet celebram uma década de parceria em Imperatriz, MA, marcada por avanços tecnológicos e sustentabilidade na produção de celulose

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

    Mais Colunas