As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

21/3 – Dia Internacional das Florestas: a importância do setor de florestas plantadas

Iniciativas das empresas do setor de papel e celulose são destaque nos rankings globais

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional das Florestas. Como um importante ator não só na plantação de florestas, mas na conservação das florestas nativas, proteção da biodiversidade e pilar no âmbito da descarbonização, o setor de celulose e papel não poderia deixar de ressaltar a importância dessa data para o meio ambiente e para a humanidade.

Notícia continua após o anúncio

De acordo com o relatório anual da Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, em 2024 o setor plantou 1,8 milhão de árvores em áreas previamente degradadas, armazenando 4,92 bilhões de toneladas de CO₂ que iriam para a atmosfera, contribuindo para o aumento do aquecimento global. Além disso, o setor atingiu a marca de 6,91 milhões de hectares de áreas conservadas, o equivalente a área do estado do Rio de Janeiro e registrou 8.310 espécies de flora e fauna em suas áreas de plantio e conservação.

Neste contexto, algumas iniciativas de empresas do setor merecem destaque neste Dia Internacional das Florestas. Através do projeto “Juntos, nós plantamos o futuro”, uma iniciativa da Suzano, maior fabricante de celulose do mundo, em parceria com a empresa italiana Sofidel, líder mundial na produção de lenços de papel, estão contribuindo para a formação de um corredor ecológico em uma área do Bioma Amazônico de 2.210 quilômetros quadrados de alto valor ecológico.

O corredor se estende entre os estados do Maranhão e do Pará, contribuindo para a meta de longo prazo da Suzano de criar corredores de biodiversidade que conectem meio milhão de hectares de áreas prioritárias nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado no Brasil até 2030. Conheça mais sobre o projeto em

A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, atingiu 92% da sua meta de preservação ambiental, por meio do compromisso “Um-Para-Um”, onde para cada hectare de eucalipto plantado pela empresa, uma área equivalente de mata nativa é preservada ou apoiada em ações de conservação na mesma região.

A empresa que hoje protege 189 mil hectares de matas nativas em áreas públicas nos estados onde opera, firmou um novo acordo com o governo de São Paulo que garantiu a proteção de 115 mil hectares adicionais nos próximos 10 anos, e com o governo do estado de Mato Grosso do Sul que contempla a proteção de diversas Unidades de Conservação, incluindo os Parques Estaduais das Nascentes do Rio Taquari, do Pantanal do Rio Negro, do Prosa e Parque Estadual Matas do Segredo.

Já a Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi a primeira empresa brasileira do setor a gerar créditos de carbono e conta com um Plano Estratégico de Descarbonização, cujo objetivo é liderar uma transição eficaz para uma economia de baixo carbono, aumentando em 20% o saldo positivo entre emissões e remoções dos Gases de Efeito Estufa da empresa até 2030.

Enquanto a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, atingiu 88 pontos em uma escala de 100 no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, conquistando sua melhor pontuação histórica e consolidando sua posição de liderança entre as empresas do setor de Containers and Packaging , sendo destaque pelo quinto ano consecutivo no índice.

Vale citar ainda a Veracel, que mantém a maior reserva privada de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e tem como premissa preservar um hectare de mata nativa para cada um hectare de plantio de eucalipto. Desde sua chegada ao sul da Bahia, há mais de três décadas, a empresa contribui para a proteção ambiental e o reflorestamento da região e já restaurou mais de 8 mil hectares em suas áreas, o equivalente a mais de 8 mil campos de futebol, com mais de 5 milhões de mudas de espécies nativas.

Foto: Veracel – Corredores Ecológicos nas florestas cultivadas são uma forma de interligar fragmentos naturais e proporcionar segurança para que a fauna possa circular por entre estas áreas garantindo uma troca genética entre as espécies e mantendo a biodiversidade regional

Quer saber mais sobre as florestas no Dia Internacional das Florestas? Separamos algumas sugestões de leitura para você!

Plantar Florestas, Produzir Água e Conectar Pessoas

Florestas de Eucalipto Podem Armazenar Grandes Quantidades de Carbono

Dia de Proteção às Florestas 2024

Setor de Base Florestal e as Florestas

Impacto das Iniciativas Corporativas na Sustentabilidade e Proteção das Florestas

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades