No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional das Florestas. Como um importante ator não só na plantação de florestas, mas na conservação das florestas nativas, proteção da biodiversidade e pilar no âmbito da descarbonização, o setor de celulose e papel não poderia deixar de ressaltar a importância dessa data para o meio ambiente e para a humanidade.
De acordo com o relatório anual da Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, em 2024 o setor plantou 1,8 milhão de árvores em áreas previamente degradadas, armazenando 4,92 bilhões de toneladas de CO₂ que iriam para a atmosfera, contribuindo para o aumento do aquecimento global. Além disso, o setor atingiu a marca de 6,91 milhões de hectares de áreas conservadas, o equivalente a área do estado do Rio de Janeiro e registrou 8.310 espécies de flora e fauna em suas áreas de plantio e conservação.
Neste contexto, algumas iniciativas de empresas do setor merecem destaque neste Dia Internacional das Florestas. Através do projeto “Juntos, nós plantamos o futuro”, uma iniciativa da Suzano, maior fabricante de celulose do mundo, em parceria com a empresa italiana Sofidel, líder mundial na produção de lenços de papel, estão contribuindo para a formação de um corredor ecológico em uma área do Bioma Amazônico de 2.210 quilômetros quadrados de alto valor ecológico.
O corredor se estende entre os estados do Maranhão e do Pará, contribuindo para a meta de longo prazo da Suzano de criar corredores de biodiversidade que conectem meio milhão de hectares de áreas prioritárias nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado no Brasil até 2030. Conheça mais sobre o projeto em
A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, atingiu 92% da sua meta de preservação ambiental, por meio do compromisso “Um-Para-Um”, onde para cada hectare de eucalipto plantado pela empresa, uma área equivalente de mata nativa é preservada ou apoiada em ações de conservação na mesma região.
A empresa que hoje protege 189 mil hectares de matas nativas em áreas públicas nos estados onde opera, firmou um novo acordo com o governo de São Paulo que garantiu a proteção de 115 mil hectares adicionais nos próximos 10 anos, e com o governo do estado de Mato Grosso do Sul que contempla a proteção de diversas Unidades de Conservação, incluindo os Parques Estaduais das Nascentes do Rio Taquari, do Pantanal do Rio Negro, do Prosa e Parque Estadual Matas do Segredo.
Já a Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi a primeira empresa brasileira do setor a gerar créditos de carbono e conta com um Plano Estratégico de Descarbonização, cujo objetivo é liderar uma transição eficaz para uma economia de baixo carbono, aumentando em 20% o saldo positivo entre emissões e remoções dos Gases de Efeito Estufa da empresa até 2030.
Enquanto a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, atingiu 88 pontos em uma escala de 100 no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, conquistando sua melhor pontuação histórica e consolidando sua posição de liderança entre as empresas do setor de Containers and Packaging , sendo destaque pelo quinto ano consecutivo no índice.
Vale citar ainda a Veracel, que mantém a maior reserva privada de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e tem como premissa preservar um hectare de mata nativa para cada um hectare de plantio de eucalipto. Desde sua chegada ao sul da Bahia, há mais de três décadas, a empresa contribui para a proteção ambiental e o reflorestamento da região e já restaurou mais de 8 mil hectares em suas áreas, o equivalente a mais de 8 mil campos de futebol, com mais de 5 milhões de mudas de espécies nativas.

Quer saber mais sobre as florestas no Dia Internacional das Florestas? Separamos algumas sugestões de leitura para você!
Plantar Florestas, Produzir Água e Conectar Pessoas
Florestas de Eucalipto Podem Armazenar Grandes Quantidades de Carbono
Dia de Proteção às Florestas 2024
Setor de Base Florestal e as Florestas
Impacto das Iniciativas Corporativas na Sustentabilidade e Proteção das Florestas