Nos dias 25 e 26 de outubro, com a proposta de fomentar o compartilhamento de conhecimento, o Instituto de Embalagens realizou mais uma edição do seu Fórum de Embalagem e Sustentabilidade com a presença de profissionais da cadeia de embalagens, incentivando a adoção de melhores práticas nas empresas, como o uso de matérias-primas renováveis, a partir de embalagens recicláveis e reutilizáveis.
O portal Newspulpaper acompanhou o segundo dia do evento, quando a inovação, presente no DNA da Natura, cuja jornada de embalagens sustentáveis que começou em 1983 com a introdução de refis no portfólio, foi a toada da abertura do dia. Roseli Melo, head de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, deu início ao evento comentando que os desafios socioambientais sempre foram motores de inspiração e crescimento. “A colaboração e a diferença é que vão nos levar adiante”, afirmou.
Dando início às palestras, a Papirus trouxe alguns de seus líderes para uma conversa sobre a jornada de sustentabilidade da empresa. Amando Varella, co-ceo e diretor Comercial e Marketing; Antonio Pupim, Supply Industrial; Rubens Martins, diretor de Recursos Humanos e Financeiro e Laudo Togneta, gerente de segurança, e coordenador do projeto B, apresentaram em grupo o processo da certificação como Empresa B, conquistada recentemente. As Empresas B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, e responsável pela certificação, engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B em todo país.
Na sequência foram apresentados casos relevantes da rede de farmácias Raia Drogasil, criado pela Papirus; da Gráfica Gonçalves, em parceria com Bobst; Suvinil, em parceria com a Klabin, além da Natura, WestRock, Irani e o projeto Fruta Imperfeita.
A rede de farmácias Raia Drogasil escolheu o papelcartão Vitacarta da Papirus para lançar as embalagens da sua nova linha de produtos naturais Natz. Outro case apresentado no dia foi a jornada da Bobst em parceria com a Gráfica Gonçalves. “Nosso papel é ajudar o convertedor a converter embalagens sem desperdício de material, água e energia”, afirmou Tove Dahlstrom, gerente de marketing para América Latina da Bobst.
Também com enfoque no conceito ESG, Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani, comentou os resultados da companhia, afirmando que o negócio da Irani está desenhado no modelo de economia circular. “Reciclamos 240 mil toneladas de aparas de papel no segundo trimestre de 2023 e desde 2004, reduzimos as nossas emissões por tonelada produzida em 88%”, informou. Ribas disse ainda que falar sobre o tema é desafiador dada sua abrangência. “Trata-se de um movimento filosófico, de mudança de postura em relação à vida”, destacou.
Com o desafio de ser a empresa de tintas mais sustentável do Brasil, a Suvinil desenvolveu em parceria com a Klabin, a primeira embalagem bag-in-box de papelão ondulado da categoria. Rebeca Nishioka, gerente de marketing da Suvinil, contou sobre a reciclabilidade da proposta e o design inovador para facilitar a separação dos materiais para a reciclagem.
Já o Fruta Imperfeita, projeto de Roberto Matsuda, nasceu com o propósito de reduzir o desperdício, ajudando os pequenos produtores a proporcionarem um destino para as frutas. “Já salvamos 4.500 toneladas de alimentos nestes nove anos de atuação e utilizamos embalagens de papelão ondulado retornáveis para vender as frutas para os consumidores”, conta o jovem empreendedor.

A WestRock apresentou o case modelo de diversidade da empresa. Heloisa Lopes, diretora de Recursos Humanos, abordou a importância do tema e trouxe algumas lições aprendidas, além de melhores práticas na estrutura de implantação, governança e manutenção da diversidade.

A tarde foi encerrada com uma apresentação de Anderson Liba, gerente de Desenvolvimento de Embalagens da Natura, mostrando o portfólio de cases da empresa e sua jornada de inovação.