As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Fórum de Embalagem e Sustentabilidade discute melhores práticas nas empresas

Evento promovido pelo Instituto da Embalagem trouxe representantes da indústria de papel como Irani, Papirus e WestRock

Nos dias 25 e 26 de outubro, com a proposta de fomentar o compartilhamento de conhecimento, o Instituto de Embalagens realizou mais uma edição do seu Fórum de Embalagem e Sustentabilidade com a presença de profissionais da cadeia de embalagens, incentivando a adoção de melhores práticas nas empresas, como o uso de matérias-primas renováveis, a partir de embalagens recicláveis e reutilizáveis.

Notícia continua após o anúncio

O portal Newspulpaper acompanhou o segundo dia do evento, quando a inovação, presente no DNA da Natura, cuja jornada de embalagens sustentáveis que começou em 1983 com a introdução de refis no portfólio, foi a toada da abertura do dia. Roseli Melo, head de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, deu início ao evento comentando que os desafios socioambientais sempre foram motores de inspiração e crescimento. “A colaboração e a diferença é que vão nos levar adiante”, afirmou.

Dando início às palestras, a Papirus trouxe alguns de seus líderes para uma conversa sobre a jornada de sustentabilidade da empresa. Amando Varella, co-ceo e diretor Comercial e Marketing; Antonio Pupim, Supply Industrial; Rubens Martins, diretor de Recursos Humanos e Financeiro e Laudo Togneta, gerente de segurança, e coordenador do projeto B, apresentaram em grupo o processo da certificação como Empresa B, conquistada recentemente. As Empresas B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, e responsável pela certificação, engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B em todo país.

Na sequência foram apresentados casos relevantes da rede de farmácias Raia Drogasil, criado pela Papirus; da Gráfica Gonçalves, em parceria com Bobst; Suvinil, em parceria com a Klabin, além da Natura, WestRock, Irani e o projeto Fruta Imperfeita.


A rede de farmácias Raia Drogasil escolheu o papelcartão Vitacarta da Papirus para lançar as embalagens da sua nova linha de produtos naturais Natz. Outro case apresentado no dia foi a jornada da Bobst em parceria com a Gráfica Gonçalves. “Nosso papel é ajudar o convertedor a converter embalagens sem desperdício de material, água e energia”, afirmou Tove Dahlstrom, gerente de marketing para América Latina da Bobst.

Também com enfoque no conceito ESG, Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani, comentou os resultados da companhia, afirmando que o negócio da Irani está desenhado no modelo de economia circular. “Reciclamos 240 mil toneladas de aparas de papel no segundo trimestre de 2023 e desde 2004, reduzimos as nossas emissões por tonelada produzida em 88%”, informou. Ribas disse ainda que falar sobre o tema é desafiador dada sua abrangência. “Trata-se de um movimento filosófico, de mudança de postura em relação à vida”, destacou.


Com o desafio de ser a empresa de tintas mais sustentável do Brasil, a Suvinil desenvolveu em parceria com a Klabin, a primeira embalagem bag-in-box de papelão ondulado da categoria. Rebeca Nishioka, gerente de marketing da Suvinil, contou sobre a reciclabilidade da proposta e o design inovador para facilitar a separação dos materiais para a reciclagem.

Já o Fruta Imperfeita, projeto de Roberto Matsuda, nasceu com o propósito de reduzir o desperdício, ajudando os pequenos produtores a proporcionarem um destino para as frutas. “Já salvamos 4.500 toneladas de alimentos nestes nove anos de atuação e utilizamos embalagens de papelão ondulado retornáveis para vender as frutas para os consumidores”, conta o jovem empreendedor.

Projeto de Roberto Matsuda nasceu com o propósito de reduzir o desperdício ajudando os pequenos produtores a proporcionarem um destino para as frutas Crédito Roberta Vieira

A WestRock apresentou o case modelo de diversidade da empresa. Heloisa Lopes, diretora de Recursos Humanos, abordou a importância do tema e trouxe algumas lições aprendidas, além de melhores práticas na estrutura de implantação, governança e manutenção da diversidade.

Heloisa Lopes da WestRock apresentou o tema Diversidade lições aprendidas e melhores práticas para uma estrutura de implantação e governança

A tarde foi encerrada com uma apresentação de Anderson Liba, gerente de Desenvolvimento de Embalagens da Natura, mostrando o portfólio de cases da empresa e sua jornada de inovação.

Últimas Notícias

Veracel lança solução para ampliar produtividade de seu viveiro de mudas

Ferramenta monitora todas as variáveis que impactam o desenvolvimento dos novos eucaliptos da Veracel em seu viveiro de mudas

Novo diretor do FSC® Brasil e o seu papel como facilitador das ações globais

Elson Fernandes de Lima, diretor executivo do FSC® Brasil, fala sobre a atuação em prol do compartilhamento de benefícios relacionados às atividades florestais

Embalagens: do congelamento ao aquecimento

André de Marco, gerente de desenvolvimento de produto da Klabin, fala sobre embalagens impermeáveis de papel para produtos do congelamento ao aquecimento

Branded Contents

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades