As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

     

    Papéis-barreira: Voith e 4evergreen alliance impulsionam inovação

    Em especial, a Voith contribui com inovadoras tecnologias de depuração para embalagens sustentáveis, realizando uma série de testes em seu Centro de Tecnologia de Fibras (FTC)

    A Voith está intensificando seu compromisso com a 4evergreen alliance em uma série de projetos pioneiros. A empresa vem focando o desenvolvimento de processos inovadores para a desagregação de papéis-barreira em escala industrial. A aliança é composta por mais de 110 membros que participam de todo o ciclo de vida de embalagens sustentáveis à base de fibras – desde proprietários de florestas até produtores, designers, proprietários de marcas e recicladores. Juntos, os participantes compartilham seus conhecimentos para desenvolver ferramentas e diretrizes destinados a tornar o setor ainda mais sustentável. Como membro do grupo de trabalho de ‘Tecnologias Inovadoras de Reciclagem’ no fluxo de trabalho de Inovação da 4evergreen alliance, a Voith faz uma contribuição essencial para o desenvolvimento de novas soluções. Além disso, membros de outros fluxos de trabalho se beneficiam da experiência da Voith nas áreas de preparação de massa e reciclagem.

    Notícia continua após o anúncio

    Bernd Gueldenberg, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Voith Paper, destaca a importância da colaboração: “A Voith tem orgulho de ser um dos principais fornecedores de tecnologia da 4evergreen alliance, desenvolvendo soluções inovadoras para o setor papeleiro. Nossa experiência nas áreas de preparação de massa e reciclagem nos permite enfrentar os desafios do setor para aumentar ainda mais sua sustentabilidade.”

    A atuação da Voith está principalmente voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de conceitos inovadores de desagregação para aumentar a reciclabilidade das embalagens à base de fibras. Para isso, as múltiplas capacidades do Centro de Tecnologia de Fibras (FTC) da Voith desempenham uma função essencial. O FTC funciona como um ambiente de teste para a reciclabilidade de papéis-embalagem, permitindo a pesquisa e o desenvolvimento de soluções sustentáveis em estreita colaboração com outros membros da aliança.

    Ao focar projetos voltados para os desafios da separação e reciclagem de papeis-barreira e papeis-cartão, o FTC desenvolve tecnologias e processos que aumentam a taxa de reciclagem de embalagens à base de fibras. Os projetos envolvem três principais etapas. A primeira são os estudos preliminares para identificação dos conceitos mais promissores de desagregação. O conceito mais bem avaliado é então testado como um projeto-piloto no FTC. Depois dos testes, o conceito é otimizado e mais pesquisas são realizadas para garantir o melhor processamento possível das matérias-primas recuperadas.

    No âmbito dessa cooperação, a Voith vem realizando uma série de pesquisas e testes. Tecnologias de ponta, como medições de infravermelho próximo e medições de NDR vêm sendo usadas para a detecção de stickies e outras impurezas contidas nas matérias-primas. Essas tecnologias permitem realizar uma análise precisa das propriedades dos diferentes tipos de papel e detectar a presença não só de stickies, mas também de polietileno, outra impureza comum em papéis-barreira. O conhecimento adquirido ao longo desse processo permite desenvolver novos conceitos de desagregação e analisar a eficiência de diferentes agregados de limpeza. Um total de cerca de 70 medições de infravermelho próximo (NIR) foram realizadas para avaliar as diferentes propriedades de barreira de alguns tipos de matérias-primas.

    Embalagens sustentáveis na UE

    A 4evergreen alliance estabeleceu a meta de alcançar uma taxa de reciclagem de 90% das embalagens à base de fibras até 2030. Essas embalagens desempenham um papel fundamental na economia circular: com a impressionante taxa de reciclagem de 82,5%, elas já fazem uma contribuição significativa à sustentabilidade. Em comparação com a reciclabilidade de outros materiais, como metais (74,8%), vidros (74,9%) ou plásticos (39,7%), a reciclabilidade das embalagens à base de fibras se destaca. Além disso, as embalagens à base de fibras têm um excelente desempenho em termos de proteção climática. O setor papeleiro europeu, por exemplo, reduziu suas emissões de dióxido de carbono em 48% desde 1990, e mais de 60% de sua energia provém de fontes renováveis – o nível mais alto de todos os setores da economia. Por fim, as embalagens à base de fibras também estão conquistando os consumidores. Consumidores europeus, por exemplo, preferem embalagens fabricadas em papel e papelão por causa de sua sustentabilidade. Para 62% dos consumidores europeus, esse tipo de embalagem é menos nocivo para o meio ambiente, e 57% o consideram mais fácil de reciclar em comparação com outros tipos de embalagens.

    Centro de Tecnologia de Fibras (FTC) da Voith

    O FTC da Voith oferece tecnologias de ponta para realizar análises de processos, além de amplas capacidades de testes para novos processos e tipos de papel. Nesse centro, fibras primárias e secundárias são processadas em condições que simulam operações reais de fabricação de todos os tipos de papel. Isso permite realizar testes para melhorar o rendimento e as propriedades das fibras, bem como maximizar a limpeza e eficiência energética do processo. A Voith oferece unidades do FTC em Heidenheim, Alemanha, e Motomiya, Japão. Os processos disponíveis no FTC incluem depuração, flotação, refino, espessamento/lavagem, desfloculação, dispersão, desagregação/fracionamento, branqueamento e separação centrífuga.

    Fonte: Voith

    Leia mais notícias sobre a Voith

    Últimas Notícias

    Irani entra no Índice Teva Mulheres na Liderança na B3

    A Irani passou a integrar a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança na B3 - primeiro índice referenciado pelo fundo ELAS11 Safra ETF Mulheres na Liderança

    IFC lança inteligência artificial para análise ESG

    A IFC anunciou o lançamento do MALENA, uma ferramenta gratuita com inteligência artificial (IA) para simplificar a análise ESG para mercados emergentes

    Valmet inicia programa de recompra de ações

    Valmet inicia programa de recompra de ações para cumprir obrigações de planos de incentivo baseados em ações. A aquisição começa hoje (12/02).

    Branded Contents

    Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

    Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

    Wana transformando inovação em solução

    A WANA é uma empresa 100% nacional com mais de 20 anos de atuação, especialista na produção de aditivos químicos poliméricos para diversos mercados,...

    Valmet e Suzano investem em inovação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria

    Suzano e Valmet celebram uma década de parceria em Imperatriz, MA, marcada por avanços tecnológicos e sustentabilidade na produção de celulose

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades