Por Andréa Antonini Bertolazzo – Engenheira de Processos na A1 Engenharia e Coordenadora do Subcomitê de Eficiência de Recuperação e Energia da ABTCP – As Comissões Técnicas da ABTCP desempenham um papel estratégico no setor de Papel e Celulose. Por meio delas, o conhecimento é compartilhado entre profissionais, com debates sobre desafios atuais que impactam diretamente o dia a dia das empresas.
LEIA AQUI A COLUNA COMISSÕES TÉCNICAS PUBLICADA DA EDIÇÃO DE AGOSTO DA REVISTA O PAPEL
Com décadas de atuação, a Comissão Técnica de Recuperação e Energia tem se destacado ao fomentar discussões relevantes e estabelecer melhores práticas operacionais, oferecendo suporte técnico para que profissionais atuem de forma cada vez mais assertiva.
Em 2025, buscando ampliar o foco em temas de alta relevância que vinham recebendo menos atenção e acompanhar o crescimento do número de profissionais que atuam no setor, foram criadas quatro subcomissões dentro da Comissão de Recuperação e Energia.
Entre elas, o Subcomitê de Eficiência de Recuperação e Energia surge com o objetivo de explorar oportunidades de otimização nas áreas de Recuperação e Utilidades, auxiliando os profissionais do setor a interpretarem e tomar melhores decisões desde situações rotineiras de operação até decisões estratégicas.
Em algumas fábricas, as áreas de Recuperação e Utilidades ainda são vistas como secundárias, pois seus ganhos não aparecem de maneira evidente no custo direto do papel ou da celulose. Porém, essa visão limitada pode comprometer a competitividade: além de perder oportunidades de economia e eficiência, falhas nessas áreas podem impactar de forma significativa tanto a produção quanto a margem de lucro.
O subcomitê tem como missão ampliar a visão dos profissionais para identificar e priorizar melhorias nessas áreas essenciais, apresentando melhores práticas, pontos de otimização e soluções inovadoras. Muitas dessas oportunidades são simples, têm alto retorno e frequentemente passam despercebidas no dia a dia de fábrica.
O público-alvo inclui operadores, que contribuem com o conhecimento técnico, prático e com as experiências para direcionar estudos técnicos, além de profissionais de Desenvolvimento de Processos, Pesquisa e Desenvolvimento, Engenheiros de Processo, Consultores e Especialistas voltados à busca por eficiência energética, redução de custos e otimização operacional.
Em setembro, realizaremos a primeira mesa-redonda para debater os principais temas de otimização. Em seguida, promoveremos fóruns mensais on-line, abordando assuntos de diferentes níveis de complexidade, previamente definidos pelos participantes. Entre os temas previstos estão:
- Estabilidade de fábrica como ponto de redução de custos.
- Como evitar desperdícios de energia térmica e elétrica.
- Definição de objetivos operacionais para níveis de tanques.
- Redução de perdas de álcali em processos industriais.
- Otimização do consumo de combustíveis em caldeiras e fornos de cal.
- Variáveis que devem ser monitoradas, valores esperados e ações recomendadas.
- Eficiência nos balanços de produção.
- Eficiência na geração de excedente de energia renovável.
- Otimização na substituição de combustíveis fósseis e busca por sistemas mais renováveis.
Junte-se a nós nessa jornada de inovação e eficiência.
O Subcomitê de Eficiência de Recuperação e Energia está de portas abertas para profissionais que acreditam no poder da troca de experiências e na construção de soluções que fortalecem todo o setor.
Venha compartilhar ideias, aprender com especialistas e contribuir para tornar nossa indústria mais sustentável, competitiva e preparada para os desafios do futuro. Envie e-mail para: [email protected].
Sua participação faz a diferença. Vamos construir esse caminho juntos!
Leia também sobre as Comissões Técnicas da ABTCP:
O papel da Comissão Técnica no setor de produção de celulose
Podcast ABTCP – Giro Técnico #12
CSCRB&U – Uma alavanca para a operação segura de nossas caldeiras de recuperação



