As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Gestão de ativos: muito além da manutenção tradicional

Gestão de ativos traz eficiência e redução de custos com tecnologias avançadas.

A gestão de ativos desempenha um papel essencial nas indústrias de capital intensivo, com impacto direto na lucratividade e sustentabilidade dos negócios. Para essas empresas, a manutenção e o gerenciamento eficaz dos ativos podem gerar economias significativas, reduzindo de 15% a 20% os custos operacionais por meio de uma manutenção mais eficiente e práticas preditivas.

Notícia continua após o anúncio

Além disso, estudos mostram que a implementação de uma gestão de ativos robusta pode aumentar a vida útil dos equipamentos de 20% a 25%, permitindo que as empresas diluam os altos custos de aquisição e prolonguem o ciclo de uso dos ativos. As paradas não planejadas representam um problema crítico em setores como o de petróleo e gás, onde uma interrupção pode custar até US$ 5 milhões por dia em perda de produção e custos adicionais. Nesse cenário, a manutenção preditiva e o monitoramento constante dos ativos podem reduzir em 50% o tempo de inatividade, permitindo uma continuidade de operação mais fluida.

No campo das regulamentações ambientais e de segurança, as indústrias de alto impacto, como mineração e papel e celulose, enfrentam custos elevados de conformidade. Em um estudo do Fórum Econômico Mundial, empresas que adotam tecnologias de monitoramento de ativos reduziram suas emissões e consumo de energia em até 10%, uma economia expressiva em um setor que gasta, em média, entre 20% e 30% de seus custos operacionais em energia e matérias-primas.

Esses dados ressaltam como a gestão de ativos vai além da manutenção básica, atuando como uma estratégia de eficiência e redução de custos. Com os avanços da digitalização e a implementação da Indústria 4.0, a gestão de ativos está se tornando ainda mais integrada à estratégia das empresas. Tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e big data permitem um monitoramento em tempo real e análise preditiva robusta, o que facilita a tomada de decisões e a adaptação rápida a mudanças no mercado.

Enxergar a gestão de ativos como uma prioridade estratégica é estar mais bem preparado para enfrentar um mercado cada vez mais exigente e regulado, beneficiando-se da eficiência e da inovação tecnológica que esse modelo de gestão proporciona.

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas