POR BRUNO RODRIGUES DE MORAES
Pulp & Paper and Sustainable Development Program Manager | Falconi Formado em Administração pela UFRGS com Especialização em Controladoria e Finanças pela PUCRS. Atua na Falconi há mais de nove anos, liderando projetos de consultoria em gestão para governança corporativa, formulação estratégica e melhoria de resultados econômico-financeiro e liderando o Programa de Desenvolvimento Sustentável.
Sistema de Gestão é um conjunto de partes interligadas com o objetivo de gerar resultados sustentáveis em uma organização. Mas isso não é novidade, certo? Temos falado sobre isso ao longo das últimas colunas. Outro ponto que já foi abordado é o conceito de Nível de Maturidade em Gestão que o Sistema possui, que não é estático, que pode (e deve) ser aumentado, ampliando a capacidade da organização em gerar resultados. Mas quem é responsável pelo bom funcionamento do Sistema de Gestão, aumentando o nível de maturidade e, consequentemente, o patamar de resultados? A Gestão Estratégica, gerando alinhamento, desdobrando a estratégia por todo o sistema e gerando o resultado necessário para atingir a ambição!
E como a Gestão Estratégica funciona?
• Strategic Planning A primeira parte do ciclo é o Planejamento Estratégico. Sua função é provocar a organização, ao ponto de tirá-la de sua zona de conforto e direcionar seus esforços em prol de um futuro mais próspero, em 3 etapas: Opening: é a etapa mais reflexiva, onde nos questionamos o que queremos ser e a razão pela qual ainda não estamos no patamar que gostaríamos hoje. Choosing: de nada adianta uma boa reflexão, se não sabemos as opções que possuímos como alternativas para fazer em relação a cada ponto levantado. Closing: nem tudo que podemos fazer é o que devemos fazer no fim do dia. Esta etapa visa priorizar e refinar as opções, de forma a gerar um roadmap cristalino, conciso e adequado.