As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Anap: desafios e perspectivas no mercado de aparas

“Esse ano passamos por uma série de mudanças, como a troca do conselho da associação e de presidência. No momento estamos operando com uma equipe interina com membros do conselho. Parabenizo nosso novo presidente Marcelo Bellacosa”. Com essas palavras e pontuação de contexto atual, João Paulo Moura Sanfins, vice-presidente da Associação Nacional dos Aparistas de Papel, Anap, abriu o painel que marcou o Seminário Nacional dos Recicladores de Papel e Papelão.

Notícia continua após o anúncio

O evento, realizado no dia 5 de outubro, aconteceu dentro da 7ª edição da Waste Expo Brasil que contou com players nacionais e internacionais, quase 200 expositores, e trouxe as mais recentes novidades em serviços, máquinas, veículos e equipamentos para a gestão de resíduos sólidos.

A associação fez uma apresentação do cenário macroeconômico, estatísticas, dificuldades e soluções para o setor. Gabriel Vicchiatti, economista da Anap, abriu o painel dando à plateia uma ampla ideia dos desafios econômicos nos Estados Unidos e na China e como isso pode afetar o Brasil até chegar ao ambiente do mercado de papel e papelão ondulado, além das aparas.

O profissional destaca que 40% do mercado de papelão ondulado ainda é pulverizado em players regionais com market share menor que 2% e lembra que “rumores de novas fusões e aquisições continuam no radar, o que pode aumentar a concentração dos grandes nomes”. “O ponto de preocupação com essa concentração de mercado é com o compromisso no consumo de aparas, que acaba ficando muito volátil”, ressaltou o economista da ANAP.

Conforme dados da Anap, o consumo aparente de papéis recicláveis em 2022, ficou em 7,4 milhões de toneladas, sendo que o consumo de embalagens ficou com 69% desse total, ou 5,1 milhões de toneladas, e papel cartão com 10%, ou 721 mil toneladas. Contudo, os obstáculos macroeconômicos impõem preocupações na cadeia, especialmente aos aparistas.

Na ocasião, o portal Newspulpaper entrevistou ainda o novo presidente da Anap que trouxe um panorama do momento atual. “Hoje o setor de aparas de papel enfrenta uma das maiores dificuldades da história. Nós do conselho da nova geração da Anap assumimos o compromisso de buscarmos juntos pela classe, através de incentivos fiscais, as compras de insumos em conjunto para redução de custos, além da valorização de todos os trabalhadores, catadores e parceiros de coleta que estão passando por essa dificuldade”, afirma Marcelo Bellacosa.

Importante elo da cadeia da sustentabilidade, em que 67% das embalagens de papelão ondulado são produzidas a partir de material reciclado, é também trabalho do setor o descarte ambientalmente adequado de resíduos e material proibitivo, conforme a entidade. Segundo dados da Associação, o mercado de aparas movimenta R$ 4,3 bilhões e emprega quase 40 mil trabalhadores, sendo 27% na coleta, 17% na administração e 56% na operação.

Últimas Notícias

Veracel lança solução para ampliar produtividade de seu viveiro de mudas

Ferramenta monitora todas as variáveis que impactam o desenvolvimento dos novos eucaliptos da Veracel em seu viveiro de mudas

Novo diretor do FSC® Brasil e o seu papel como facilitador das ações globais

Elson Fernandes de Lima, diretor executivo do FSC® Brasil, fala sobre a atuação em prol do compartilhamento de benefícios relacionados às atividades florestais

Embalagens: do congelamento ao aquecimento

André de Marco, gerente de desenvolvimento de produto da Klabin, fala sobre embalagens impermeáveis de papel para produtos do congelamento ao aquecimento

Branded Contents

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas