As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Zé Pacel prossegue com nova questão sobre paletes de madeira

Qual é a diferença entre reparo e reforma para um palete de madeira?

Os termos reparo e reforma diferem significativamente entre si quando se trata de paletes de madeira. O reparo tem como objetivo manter as características operacionais do palete por meio de consertos menores. No reparo, não há substituição dos elementos de madeira, podendo eventualmente ocorrer a colocação de pregos novos, que devem ser semelhantes aos pregos do palete original.

Notícia continua após o anúncio

Por outro lado, a reforma diz respeito a intervenções maiores em paletes que tiveram sua função significativamente prejudicada ou perdida. Pode-se dizer que a reforma remete a um novo palete, por restituir sua função.

Tanto no reparo como na reforma, deve-se estar atento para a qualidade do palete resultante, ou seja, ele deve apresentar a mesma conformidade exigida para o palete original, principalmente em relação aos resultados dos ensaios de carga. Por conseguinte, é essencial manter a especificação dos elementos de madeira e de fixação usada no palete original.

A reforma, diferentemente do reparo, exige local com espaço, infraestrutura e equipamentos adequados, pois usará elementos novos ou procedentes de paletes descartados, os quais devem estar disponíveis no local.

A reforma, quando feita pelo próprio fabricante do palete, pode utilizar elementos novos para restituir a função do palete, mantendo suas características originais. Por outro lado, quando a reforma é feita por uma oficina de carpintaria especializada, diferente do fabricante, ela deve utilizar elementos de madeira retirados de outros paletes semelhantes (mesmo modelo).

A situação ideal seria que as oficinas fossem homologadas pelos fabricantes e que recebessem deles orientação ou até mesmo materiais, para se ter controle em relação à qualidade dos paletes reformados. A situação desejada é que haja no palete uma marcação própria do fabricante do palete ou da oficina de carpintaria, identificando que é um palete reformado, o que permitiria rastrear quem fez a reforma.

O processo de reforma de palete de madeira envolve basicamente as seguintes operações: recebimento e segregação dos paletes danificados; inspeção dos paletes segregados danificados e separação dos que deverão ser desmontados daqueles que serão reformados; para os paletes que serão desmontados, separar os itens que serão reaproveitados em outros paletes dos que serão descartados como sucata de madeira ou metal; para os paletes que serão reformados, utilizar elementos novos ou recuperados de paletes desmontados; remarcação dos paletes reformados; disponibilização dos paletes reformados para o mercado. A Figura 1 sintetiza as operações que envolvem a reforma de paletes de madeira.

Por:

Maria Luiza Otero D’Almeida ([email protected]) e Marco D’Elia ([email protected]) – Unidade de Tecnologias Regulatórias e Metrológicas (TRM) e Unidade de Materiais Avançados (MA) do Instituto de Pesquisas Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT).

Leia texto na integra no PDF:

Últimas Notícias

21/3 – Dia Internacional das Florestas: a importância do setor de florestas plantadas

Dia Internacional das Florestas: iniciativas das empresas do setor de papel e celulose são destaque nos rankings globais

SWQPE 2025 debate inovação em celulose, papel e energia

Especialistas discutiram avanços em qualidade da madeira, polpação química e biorrefinaria no simpósio realizado na Esalq-USP

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas