As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Ensaios normalizados são importantes?

As normas de procedimento de ensaio são especialmente importantes para o setor industrial, por permitirem
a obtenção de resultados comparáveis, uma vez que não há variação no procedimento de ensaio em si. Deste modo, para uma mesma amostra, qualquer diferença significativa nos resultados ocorre devido ao equipamento utilizado, ou ao analista, ou a ambos.

As normas de procedimento de ensaios podem ter alcances diferentes, podendo ser internacionais (por exemplo, normas da International Organization for Standardization, ISO), regionais (por exemplo, as do Comitê Europeu), sub-regionais (por exemplo, normas MERCOSUL), nacional (referentes a um país), de
grupos (por exemplo, de Associações Técnicas) e institucional (de uma empresa). No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) é a entidade que detém a missão de elaboração de normas técnicas, dentre elas as de procedimentos de ensaio.

Notícia continua após o anúncio

A ABNT conta com Comitês Técnicos para elaboração das normas. Esses comitês coordenam, planejam e executam as atividades de normalização relacionadas ao seu âmbito de atuação.

Os Comitês Técnicos podem ser classificados em:

  • Comitê Brasileiro (CB): órgão técnico da estrutura da ABNT, formado por Comissões de Estudo.
  • Organismo de Normalização Setorial (ONS): entidade técnica setorial, com experiência em normalização, credenciada pela ABNT para atuar no desenvolvimento de Normas Brasileiras do seu setor, também formada por Comissões de Estudo.
  • Comissão de Estudo Especial (CEE): órgão técnico da estrutura da ABNT, criado quando o assunto de seu escopo não está contemplado no âmbito de atuação de outro Comitê Brasileiro ou Organismo de Normalização Setorial já existente.

Leia a resposta completa no PDF

Últimas Notícias

Irani investe mais de R$ 80 milhões para modernização e ampliação do parque fabril

Recursos destinados pela Irani à Plataforma Gaia vão permitir a ampliação e a modernização da máquina de papel V na unidade de Campina da Alegria (SC)

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas