As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Indicadores econômicos da indústria brasileira

Dinâmica Econômica na Indústria Brasileira: Tendências e Desafios Setoriais

A coluna Estratégia & Gestão deste mês faz uma análise comparativa de alguns indicadores econômicos da indústria mensurados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A comparação se dá entre os setores que utilizam a madeira em seus produtos produtivos e a indústria da transformação como um todo.

Notícia continua após o anúncio

O recorte temporal escolhido foi o período iniciado a partir de 2021 (tendo como parâmetro zero o mês de dezembro de 2020), período este em que a influência da crise sanitária já havia perdido força.

O primeiro indicador avaliado é o faturamento. A Figura 1 mostra que, já descontado o efeito inflacionário, todas as cadeias produtivas escolhidas perderam faturamento no período. A indústria de celulose, papel e produtos de papel vinha mantendo um patamar de certa forma equilibrada até o final de 2022, mas desde então vem mostrando retração como as demais.

Com relação às horas trabalhadas na produção industrial, a indústria de móveis mostra forte queda (ver Figura 2). A indústria de celulose, papel e produtos de papel é a que possui maior crescimento acumulado no período. Interessante notar o comportamento da produção da indústria da madeira, com forte expansão até a metade de 2022, seguido de uma grande retração a partir de então.

Leia a análise na íntegra no PDF

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas