As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Julho Registra Mês Mais Quente e Destaca Urgência por Soluções Sustentáveis no Brasil

Julho foi marcado como o mês mais quente da história segundo o Centro Nacional de Previsão Ambiental dos EUA, sinalizando a crescente crise climática global. Diante dessa realidade, a busca por práticas mais sustentáveis torna-se imperativa, principalmente na substituição de materiais fósseis.

Notícia continua após o anúncio

Atualmente, 90% do lixo que polui os oceanos vem de resíduos fósseis, os quais levam séculos para se decompor. A transformação desse cenário envolve investir em alternativas ecologicamente corretas em setores variados, desde energia até alimentação.

A indústria brasileira de base florestal, que abrange mais de 9,9 milhões de hectares produtivos, tem se destacado na produção de bioprodutos renováveis, biodegradáveis e recicláveis. Um bom exemplo disso são as embalagens de papel, que se alinham às crescentes demandas sustentáveis dos consumidores.

Um estudo da IBÁ e Empapel revelou que, em 2022, 75,8% do papel para embalagens produzido no Brasil foi reciclado, um aumento expressivo em relação ao ano 2000. Isso demonstra a eficiência e a capacidade de reciclagem do produto e reflete os avanços na lógica de produção e pós-consumo.

Empresas como Klabin, Ibema e Suzano têm lançado iniciativas e projetos voltados para reciclagem, conscientização e educação ambiental, desempenhando um papel crucial na promoção da sustentabilidade.

Entretanto, apesar dos progressos, o envolvimento do poder público é essencial. Atualmente, apenas 18% dos municípios brasileiros contam com coleta seletiva e a Política Nacional de Resíduos Sólidos ainda não foi totalmente implementada. Para combater a crise climática e assegurar um futuro saudável para as próximas gerações, a sociedade, os governos e a iniciativa privada devem colaborar e investir em soluções sustentáveis.

Leia a coluna na íntegra:

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas