As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima divulga resultados dos sistemas de logística reversa de embalagens em geral

Relatórios apresentados por entidades gestoras mostram os avanços e modelos adotados para a logística reversa de embalagens em geral no Brasil

Os fabricantes, os importadores, os distribuidores e os comerciantes de produtos comercializados em embalagens como alimentos, bebidas, produtos de limpeza entre tantos outros, são obrigados, pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implementar sistemas de logística reversa de embalagens em geral, as quais podem ser papel e papelão, plástico, alumínio, aço e vidro.

Notícia continua após o anúncio

Esse sistema compreende um conjunto integrado de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta, a triagem e a restituição das embalagens, após o uso e/ou consumo dos produtos, ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, para reciclagem ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Usualmente, o cumprimento dessa obrigação é feito por meio de modelo coletivo de logística reversa, importando na sua estruturação de maneira conjunta, por intermédio de entidade gestora, abrangendo inúmeras fabricantes, importadoras, distribuidoras e comerciantes.

A entidade gestora é a pessoa jurídica responsável por estruturar, implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa de embalagens em modelo coletivo, e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima habilitou algumas para atuarem em âmbito nacional, em atendimento à Portaria MMA 1.102, de 2024.

Nesse sentido, as entidades gestoras devem disponibilizar ao MMA relatório de resultados, até o dia 30 de julho de cada ano, com as informações e os dados consolidados no período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior, para fins de verificação do cumprimento das ações e das metas de logística reversa.

No último mês de março de 2025, o MMA divulgou os resultados dos sistemas de logística reversa de embalagens em geral, com base nos relatórios anuais apresentados pelas entidades gestoras ao MMA em julho de 2024, conforme resumo no quadro acima.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima organizou as informações considerando os modelos de sistemas da seguinte forma:


• Estruturantes (acima): investem em projetos estruturantes de recuperação de materiais recicláveis em parcerias com organizações de catadores(as) de materiais recicláveis.

• Massa Futura (acima): investem em projetos estruturantes de forma antecipada, de modo que o cumprimento de sua meta de logística reversa será feito em relação à massa de materiais recicláveis, que será reintroduzida na cadeia produtiva em anos subsequentes.

• Não estruturantes (abaixo): atuam por meio da aquisição de Certificado de Crédito de Reciclagem de Logística Reversa (CCRL) rastreadas por Notas Fiscais.

Trata-se de importante iniciativa do MMA por aclarar as distinções entre as formas de cumprimento da logística reversa de embalagens em geral, se projetos estruturantes ou não estruturantes, veicular entidades gestoras e transparência aos resultados das análises do Ministério quanto à aprovação.

Leia também:

Entrevista: Rafael Filgueira, coordenador de logística reversa na Empapel

Paraibuna Embalagens investe na cabotagem como opção logística mais sustentável

Reciclagem em 2025: investimentos e profissionalização impulsionam a logística reversa

Últimas Notícias

Fusões e Aquisições: mercado de embalagens vive bom momento para transações

O setor de embalagens, em especial de papel e papelão ondulado, segue atraente para consolidação

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Valmet fornecerá fábrica de celulose completa com soluções de automação e válvulas para Arauco no Brasil

O escopo de entrega da Valmet para a Arauco abrange engenharia, suprimentos, construção civil, comissionamento até o start-up.

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas