As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Gestão da mudança, um combustível para perenidade do negócio

Por Caio Davanzo - Sócio da Falconi e diretor de Bens de Capital, Papel e Celulose

Conhecida como o processo de planejamento, implementação e monitoramento de alterações em uma organização, a gestão da mudança visa minimizar a resistência e maximizar a adoção eficaz de novas práticas em uma organização. Ela envolve a comunicação clara, treinamento adequado e suporte contínuo para garantir a transição suave e alcançar os objetivos desejados.

Notícia continua após o anúncio

Com isso em mente, a gestão da mudança se torna um componente crítico para o sucesso e a sustentabilidade das indústrias – ainda mais em um ambiente de negócios em constante evolução. Com a rápida inovação tecnológica, mudanças no perfil da força de trabalho, dinâmicas de mercado e expectativas dos consumidores, a capacidade de gerenciar modificações de forma eficaz tornou-se um diferencial competitivo.

As inovações tecnológicas, como a automação, Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), estão transformando a maneira como as indústrias operam. A gestão da mudança garante que as organizações possam implementar novas tecnologias de maneira eficaz, minimizando a resistência interna e maximizando os benefícios. Isso envolve preparar a equipe para utilizar novas ferramentas, adaptar processos operacionais e integrar novas tecnologias nos fluxos de trabalho existentes.

A gestão da mudança eficaz pode levar a uma cultura organizacional mais resiliente e adaptável. Ao envolver os funcionários no processo de mudança, promover a comunicação aberta e fornecer o suporte necessário, as empresas podem criar um ambiente onde a mudança é vista como uma oportunidade em vez de uma ameaça. Isso melhora o moral e o engajamento dos funcionários, conduzindo a uma maior produtividade e inovação, além da redução do turnover e consequente perda de conhecimento.

Em um mercado competitivo, a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças é crucial. A gestão da mudança permite que as indústrias respondam de forma ágil a novos concorrentes, a novos perfis de consumo e nas inovações mais efetivas.

A mudança, muitas vezes, envolve a reestruturação de processos e operações para melhorar a eficiência e até reduzir custos, com economias significativas e aumento na produtividade dos times. Ter o controle dessas alterações facilita a transição suave de antigos para novos processos, minimizando a interrupção das operações diárias. Isso pode resultar em economias significativas e melhorias na produtividade.

Alterações não gerenciadas podem levar a riscos significativos, incluindo a resistência dos funcionários, perda de produtividade, resposta lenta por parte das empresas a mudanças de cenário e, consequentemente, redução dos resultados. O controle identifica e mitiga esses riscos por meio de um planejamento cuidadoso, comunicação eficaz e suporte contínuo aos times. Isso reduz a incerteza e aumenta a probabilidade de sucesso.

Empresas que têm uma forte capacidade de gestão da mudança frequentemente são líderes em seus setores. Por exemplo, a General Electric (GE) e a Siemens são conhecidas por suas práticas que lhes permitiram se reinventarem e prosperarem em um ambiente de negócios dinâmico.

Essa prática é vital para a sobrevivência e sucesso das indústrias, independentemente de seu campo de atuação. Ela permite que as organizações se adaptem a novas tecnologias, mudanças regulatórias e dinâmicas de mercado de maneira eficaz e eficiente. Em um segmento intensivo em mão de obra, como o de papel e celulose, não há como desassociar gestão da mudança de resultado, dado que iniciativas relacionadas a inovação e excelência operacional, tão importantes para perenidade do negócio, dependerão, na prática, de quão aberto o time estará para implantá-las.

Leia aqui o artigo

Últimas Notícias

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Como a Suzano e parceiros impulsionarão 51 projetos comunitários no Maranhão, Tocantins e mais estados

Serão atendidos projetos comunitários de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares liderados por mulheres e jovens

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas